Saullo Vianna destaca avanços na proteção e autonomia feminina em conferência com ministra das Mulheres, Márcia Lopes
- Saullo Vianna
- há 12 minutos
- 2 min de leitura
O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Saullo Vianna, apresentou nesta quarta-feira (23/7) alguns dos principais avanços da rede municipal de proteção às mulheres em situação de violência, durante a abertura da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que contou com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, além do prefeito David Almeida.
Em seu discurso, Saullo destacou ações do Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), da Unidade Móvel de Atendimento e da Casa de Acolhimento Ycamiabas, que integram a rede especializada de acolhimento e enfrentamento à violência da secretaria.

"Quando uma mulher nos procura, ela não está atrás de estatísticas, ela quer ser ouvida, protegida e ter uma chance real de recomeçar. É por isso que cada ação da nossa rede de proteção é feita com acolhimento, escuta qualificada e resposta concreta. Fortalecer essa rede é garantir dignidade, autonomia e liberdade para mulheres que, muitas vezes, só precisam de uma porta aberta para mudar a própria história", afirmou Saullo.
Somente em 2024, a rede da Semasc realizou 541 atendimentos psicossociais, 20 rodas de conversa, 11 oficinas de capacitação, 98 visitas domiciliares e ações que alcançaram diretamente 3.761 pessoas.
Outro destaque apresentado pelo secretário foi a Feira de Empreendedorismo “Elas por Elas”, que já realizou sete edições desde 2022, reunindo mulheres de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e vítimas de violência doméstica atendidas pelo CRDM. A feira oferece espaço para geração de renda, autonomia financeira e reconstrução da autoestima.
Os debates da conferência giram em torno de quatro grandes eixos: participação política paritária e fortalecimento da democracia; autonomia econômica e desigualdades no mercado de trabalho; fortalecimento da rede de enfrentamento à violência nas áreas da saúde, educação e qualificação profissional; e os impactos das mudanças climáticas na vida das mulheres.

A ministra Márcia Lopes ressaltou o apoio do Governo Federal em garantir a liberdade individual e financeiras das mulheres.
“É com muita alegria que estou aqui na conferência, com a equipe do Ministério das Mulheres, e com a grande tarefa de coordenar as políticas para as mulheres. O governo federal proporciona incentivos para que as mulheres estejam nas universidades, com igualdade salarial e que integrem o processo de desenvolvimento do país, pra isso, é necessário que as políticas sejam realizadas de maneira transversal, com o governo municipal, estadual e federal”, mencionou Márcia.
Durante o evento, também foi apresentada a nova van do CRDM, adquirida por meio de convênio com o Ministério das Mulheres, que tem ampliado a capacidade de atendimento, mobilização e ações educativas em áreas com pouco acesso à rede de proteção.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência ocorre na Universidade Nilton Lins até esta quinta-feira (24/7) e reúne representantes de organizações da sociedade civil, conselhos, gestoras públicas e movimentos sociais. O objetivo é promover o diálogo entre governo e sociedade, fortalecer políticas públicas inclusivas e ampliar as redes de apoio às mulheres em todos os territórios da cidade.
A conferência é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e integra a preparação para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, marcada para setembro, em Brasília.
Comments