• Saullo Vianna

Nova ala da FCecon vai ampliar atendimento de quimioterapia


O deputado Saullo Vianna participou, na manhã desta quinta-feira (09), da inauguração da nova ala para tratamento de quimioterapia infusional na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon). O governador Wilson Lima, o secretário de Saúde, Rodrigo Tobias e o diretor-presidente da FCecon, Dr, Gerson Mourão estiveram presentes.


Com a inauguração, a unidade passa a contar com mais 30 vagas para atendimento de quimioterapia, entre leitos e poltronas semileitos, adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Saúde. O parlamentar parabenizou os investimentos realizados pelo governador e o olhar diferenciado para os pacientes que se tratam na unidade.

Os novos leitos vão funcionar com capacidade para 30 atendimentos diários nas segundas, quartas e quintas. As vagas possibilitam um atendimento mais eficiente, desafogando o setor de quimioterapia da Fundação, que funciona de segunda a sexta-feira, estruturado com 19 leitos e poltronas, realizando até 87 atendimentos diários.


A partir da inauguração das 30 novas vagas, a capacidade de atendimentos na quimioterapia da FCecon salta de 87 para 117. A estrutura funciona em duas enfermarias do 6º andar da FCecon. É a primeira vez, desde 2005, quando o novo prédio foi inaugurado, que todos os andares estão funcionando simultaneamente. O espaço também recebeu melhorias estruturais.

Ampliação


O novo espaço, inaugurado pelo governador, vai atender os pacientes que fazem procedimentos de infusão de quimioterapia de longa duração.

“Esse andar aqui ficou parado anos e, pela primeira vez, nós conseguimos, com ajuda do Governo, fazer esse andar aqui funcionar. Então isso é uma coisa muito importante para nós, nesse momento. Eu percebo que nós aumentamos o aporte de pacientes aqui dentro da instituição”, destacou o mastologista Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon, ao frisar que a unidade recebe, ainda, pacientes de estados vizinhos e até do exterior.

2 visualizações