• Saullo Vianna

Aldenor Lima, criador do Canto da Peixada, recebe homenagem de Saullo Vianna



O empresário Aldenor Ernesto de Lima, 81 anos, criador do Canto da Peixada foi o homenageado do deputado Saullo Vianna durante a solenidade de entrega da comenda da Ordem do Mérito Legislativo. A cerimônia aconteceu no Auditório Belarmino Lins na Assembleia Legislativa do Estado na noite desta quarta-feira (11). 


Aldenor, que é natural do município vizinho do Careiro da Várzea, inaugurou no dia 1º de maio de 1974, na Praça 14, um dos restaurantes mais tradicionais de Manaus.

 

Localizado na esquina entre a rua Emílio Moreira e avenida Ayrão, há 45 anos, a peixaria é um dos mais antigos restaurantes da capital. 


Saullo destacou o sucesso do empreendimento de seu Adenor. “Todo amazonense conhece o Canto da Peixada, sem dúvida um dos restaurantes mais tradicionais da nossa cidade, que inclusive foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Manaus e do Amazonas”. 

O Canto da Peixada foi um dos primeiros restaurantes a implantar o cardápio bilíngue e é o único que tem altar com utensílios que foram usados pelo Papa João Paulo II em sua visita a Manaus no ano de 1980. 

Sobre o homenageado


Aldenor Ernesto de Lima nasceu no Careiro da Várzea e, como a maioria dos interioranos do Amazonas, viveu e cresceu em perfeita comunhão com os peixes. Desde cedo começou a trabalhar como pescador chegando a ter uma embarcação de pesca.


Em 1974, ele resolveu se estabelecer em Manaus e montar um negócio que,

não por acaso, acabou resultando no envolvimento daqueles a quem conhecia bem: os peixes.

Desde o início, o Canto da Peixada funciona de segunda a sábado, para

almoço e jantar, e aos domingos somente para almoço. É destino certo de moradores da região, turistas brasileiros e estrangeiros, assim como

políticos locais e de fora. 

45 visualizações