• Saullo Vianna

Saullo Vianna pede instalação de polo da UEA e ampliação de cursos do CETAM em Silves

O deputado Saullo Vianna formalizou, nesta quinta-feira (20), requerimento em que pede, por meio de indicação ao Governo do Estado e à Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para que sejam tomadas providências quanto à instalação de um polo da UEA no município de Silves.


Saullo também solicitou a ampliação da oferta de cursos no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM). Ele explicou que, as obras no Campo de Azulão em Silves, que marcam o início das atividades de exploração do gás natural naquela região, faz-se necessário a qualificação da mão-de-obra local em diversos segmentos.


“Sem dúvida pleitos muito importantes para Silves e municípios do entorno, como Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Itacoatiara e Urucará que vão passar por mudanças significativas com o início das atividades no Campo de Azulão. As pessoas desses municípios querem e precisam de oportunidade de emprego, mas ainda não têm acesso a cursos de capacitação nas áreas específicas como a referente ao gás natural por exemplo”, explicou.


A ideia é aproveitar a estrutura já existente da Escola Estadual Dr. Agobar Garcia para atender às duas demandas. O local que, atualmente, está desativado e em péssimas condições, precisa passar por reforma e adequação para que fique apto a funcionar com a oferta de cursos tanto da UEA e do CETAM. O parlamentar conheceu a estrutura da escola ano passado adiantou que vai levar o pedido para o executivo estadual.


“Os vereadores de Silves pediram apoio para a solução dessa situação e me dispus a ajudar. A escola tem 12 salas de aula e precisa de ajustes para que fique apta a funcionar. Em 2019, mais de 100 jovens concluíram o ensino médio e hoje estão sem perspectiva de continuar os estudos. Precisamos criar alternativas para que as pessoas tenham condições de estudar, se especializar e trabalhar em seus municípios”, concluiu.

4 visualizações