Neste primeiro semestre de 2024, Saullo Vianna (União-AM) se firmou, mais uma vez, como deputado federal mais produtivo do Amazonas, e ocupa o segundo lugar entre os deputados que mais disponibilizaram recursos por meio de seu mandato para ações e políticas públicas em prol da população do Amazonas.
Ao todo, Vianna apresentou 760 proposições legislativas, incluindo 24 projetos de lei, 702 requerimentos e indicações, 20 emendas de plenário com urgência, 6 Propostas de Emendas à Constituição e foi relator 3 projetos. Saullo Vianna já teve 86,3% de suas emendas parlamentares pagas, de um total de R$ 82.423.766,00 indicados para 11 municípios: Manaus, Boa Vista do Ramos, Careiro, Itamarati, Iranduba, Nhamundá, Novo Airão, São Paulo de Olivença, Parintins, Tapauá e Tefé.
Boa parte de suas ações teve foco áreas como a saúde, educação, infraestrutura, segurança digital, turismo e geração de empregos. Ao participar de 127 das 128 sessões plenárias realizadas, teve atuação consistente nas votações de interesse do Amazonas.
Exemplo disso foi no âmbito da Comissão de Integração e Desenvolvimento Regional (CINDRE), quando Saullo Vianna articulou a derrubada de um projeto de Lei que previa a criação de uma zona franca no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Para as políticas sociais, o parlamentar amazonense direcionou recursos maciços para a construção de dez Restaurantes Prato do Povo em parceria com o prefeito David Almeida. A ação foi decisiva para que o Manaus Sem Fome pudesse ampliar em 300% a oferta de refeições na capital, programa que, hoje, oferece 3 milhões de alimentações ao ano.
“A ampliação das unidades de Prato do Povo é dessas ações que mudam a vida das pessoas e provam que com dedicação e recursos bem direcionados podemos entregar benefícios concretos à população. Uma das minhas missões é que ninguém passe fome em Manaus”, disse Vianna, ao agradecer a parceria e compromisso do prefeito David Almeida com uma causa tão importante.
ZFM e empregos- Apesar de ter sido um dos articuladores no Congresso e junto ao governo federal pela aprovação do texto base da Reforma Tributária, que busca preservar os empregos da Zona Franca de Manaus, votou contra o texto da regulamentação da reforma por entender que o seu conteúdo traria perdas ao modelo.
Aprovou, ainda, emenda que busca ampliar investimentos em programas na área da biotecnologia na Amazônia. A Medida beneficia o polo industrial de Manaus ao direcionar 30% dos recursos de incentivos fiscais a institutos de pesquisa e desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Cultura e Turismo - Em outra forte articulação, Saullo Vianna trouxe um patrocínio histórico para Festival de Parintins, ao divulgar nacionalmente o evento- com a realização de Sessão Solene e uma exposição em Brasília, e fazer gestões junto ao governo federal.
O apoio histórico à maior festa cultural do planeta a céu aberto incluiu o aporte de R$ 12 milhões do Ministério do Turismo, CNC, Petrobrás e Correios, além de ações da Embratur para tornar Parintins e o Amazonas mais atrativas aos turistas.
Educação como prioridade - Saullo Vianna também articulou, junto a ministros e autoridades do governo federal, para que o Amazonas fosse contemplado com a ampliação dos Institutos Técnicos Federais. O anúncio feito pelo Presidente Lula confirmou que Manicoré e Santo Antônio do Içá serão beneficiados com novos IFAMs.
Com o propósito de oferecer maior segurança digital à população, o deputado federal pelo Amazonas apresentou dois projetos de Lei 177 e 477/2024 - que visam a proteção de crianças, adolescentes e mulheres do uso indevido da Inteligência Artificial.
A medida tem como objetivo promover intensa campanha nacional e debates sobre ética e as consequências dos crimes cometidos por meio de novas tecnologias.
Estiagem - Um Plano de ação antecipado e medidas urgentes do governo federal, como a dragagem dos rios, em mais uma forte estiagem no Amazonas, resultaram da pressão de Vianna, por meio de requerimentos e agendas da bancada amazonense, junto ao presidente Lula e a ministros de Estado.
Saullo Vianna entregou, ainda, ofício ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, solicitando antecipação de ações contra a seca no que se refere ao combate à fome.
Comments