top of page
  • Foto do escritorSaullo Vianna

Projeto de Saullo Vianna institui Abril Marrom, dedicado à prevenção da cegueira

O deputado Saullo Vianna (PPS) apresentou um Projeto de Lei que institui, no Calendário Oficial do Estado do Amazonas, o Abril Marrom, mês dedicado à prevenção e combate aos diversos tipos de cegueira e à reabilitação de pessoas afetadas pela cegueira. De acordo com a proposta, o Abril Marrom tem por objetivo mobilizar a população em geral para a realização de campanhas e atividades não apenas sobre prevenção, mas também sobre os meios de reabilitação de pessoas afetadas pela cegueira.


Saullo Vianna é presidente da Comissão de Promoção Social e Cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).Na justificativa do Projeto de Lei, ele explica que seu propósito é esclarecer e conscientizar a população para uma “participação maciça de todos os municípios do Amazonas”, em comemoração ao Abril Marrom. Durante todo o mês, será reforçado à população a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento correto e da possibilidade de reabilitação das diversas espécies de cegueira.


De acordo com o deputado, o Brasil tem 1,2 milhão de cegos (visão corrigida igual ou inferior a 20% é considerada como cegueira legal). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados.


“Significa que aproximadamente 700 mil brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido o tratamento adequado. Mas para que isso aconteça, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo”, sustenta. Em 2020, ainda segundo o deputado, existirão 75 milhões de cegos em todo o mundo. Ao mesmo tempo, mais de 225 milhões serão considerados portadores de baixa visão.

1 visualização0 comentário
bottom of page